segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aberta a temporada de caça aos estudantes da UNILA


A Moradia 1 dos estudantes da Unila foi invadida por policiais militares nesta madrugada. Ao que tudo indica, não houve vítimas e a invasão ocorreu sob proteção de um veículo de comunicação.

Diante do ocorrido, das provas e de toda repercussão do fato de semana passada na Quebrada do Guevara, há de considerar que os policiais envolvidos na ação cometeram um crime e portanto são réus nessa batalha travada contra estudantes da Unila.

O que mais estranha é o comportamento de alguns setores dos meios de comunicação de Foz do Iguaçu. Esta invasão à moradia é notadamente parte da escalada de represálias que a polícia investe contra os estudantes. Ao que ocorreu na moradia 1 soma-se outras como as sucessivas abordagens com insultos que muitos estudantes estão sofrendo. A participação da mídia nessa ação faz lembrar a associação que está sendo provada no congresso nacional entre a mídia e o crime organizado através da CPI do Cachoeira. Até onde vai essa relação? Com que objetivo a polícia e parte dos meios de comunicação estão associados nessa empreitada contra estudantes da Unila?

Uma coisa é fato: Sendo estudantes universitários as vítimas da vez, as coisas parece que não ficarão tão impunes. A idéia de que na Unila só há "marginais favelados" como dizem os defensores da ação da polícia nas colunas de comentário deste blog, gera uma uma sensação nessas pessoas de que somos incapazes de nos defender. Eles associam o fato de sermos na maioria pobres com a ignorância e a falta de instrução e movidos por estes preconceitos acreditam que nos farão desistir.

Mais uma vez, o Blog Quebrada do Guevara se põe a disposição de denunciar e exigir que seja feita justiça.

5 comentários:

  1. Povão sem senso Crítico é foda...

    ResponderExcluir
  2. Estou ficando muito preocupado com estes estudantes vitimas de preconceitos, que agora são vitimas em absoluto ,o video deixou bem claro que se não tivessem ficado ali batendo boca e tivem ido para os quartos ninguem ali seria tocado o video é muito claro que os esquentados ali eram alguns (minoria) estudantes. sinto fossem riquinhos a policia teria feio isso pra dar porrada nos filnhos do papai e como não a policia fez isso porque são pobres. E ai quando alguem vai dizer que a policia fez isso porque é policia porque é autoridade e é paga para fazer com que a lei e a ordem sejam cumpridas? fico muito preocupado em saber que estes que irão se formar as custas de muitos impostos tem essa visão!

    ResponderExcluir
  3. Sou estudante da Unila e estou com muito medo. Muito mesmo. Se continuar assim, logo irei voltar a minha cidade e desistir de Foz, da Unila e do meu futuro.

    ResponderExcluir
  4. se ha represália é porque nao a conhecimento, aqueles que prosseguem com seus discursos pré-conceituosos mostram q seus argumentos sao fracos e sem valor, o problema esta na educação, necessitamos urgente mostrar a todos de foz as faces da verdade, devemos difundir a cultura e o senso critico, necessitamos mais di que nunca da integração(união). força a tds os injustiçados para seguir nessa guerra contra a estupidez!

    ResponderExcluir
  5. A UNILA É UMA UNIVERSIDADE DE VISIBILIDADE INTERNACIONAL O QUE AMPLIA A REPERCURSÃO DESSE ACONTECIMENTO VERGONHOSO QUE EVIDENCIA A FALTA DE RESPEITO, O PRE-CONCEITO, E O DESPREPRARO DESSES POLICIAIS QUE DEVERIAM SER REFERÊNCIA DE PROTEÇÃO E RESPEITO AS LEIS DESSE PAÍS. O QUE SERÁ DOS BRASILEIROS SE O SISTEMA POLÍTICO E JUDICIÁRIO PERMITEM QUE SE DESRESPEITE DE MODO TÃO ESCANCARADO OS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DE NOSSA CONSTITUIÇÃO?

    ResponderExcluir